É comum a crença de que comer a cada 3 horas acelera o metabolismo e promove maior emagrecimento. Pena que isso não é verdade 😂
Ainda são necessários mais estudos científicos sobre o tema, mas aparentemente realizar refeições mais frequentes gera efeitos positivos em alguns parâmetros de saúde (colesterol total, LDL, insulina), além de ajudar a aumentar a saciedade e a síntese proteica muscular (quando realizadas 3-4 refeições contendo quantidades adequadas de proteínas).
Fazer refeições mais frequentes aparentemente proporciona maiores benefícios para praticantes de exercícios físicos do que para sedentários, possivelmente pelo estímulo anabólico gerado pelos exercícios.
Porém, comer de 3 em 3h NÃO acelera o metabolismo e NÃO promove maior emagrecimento, diferentemente do que ainda é dito por muitos. Se você possui uma rotina muito corrida, pode optar por fazer um nº menor de refeições, sendo necessário apenas os ajustes nutricionais adequados.
Portanto, comer a cada 3h não é uma regra. Refeições mais fracionadas ao longo do dia possivelmente podem promover alguns benefícios, mas o fator mais importante para se definir o nº de refeições é a rotina e a preferência de cada pessoa.
Referências:
LA BOUNTY, Paul M. et al. International Society of Sports Nutrition position stand: meal frequency. Journal of the International Society of Sports Nutrition, v. 8, n. 1, p. 4, 2011.
Comments