top of page

Calculadora de IMC e gasto calórico (total e da atividade física)

As calculadoras mais completas e específicas disponíveis na internet!

CALCULADORA DE IMC

O índice de massa corporal (IMC) é uma razão entre o peso e a altura. É utilizado na avaliação do excesso de peso, mas não leva em consideração a composição corporal, ou seja, pessoas que possuem muita massa muscular podem apresentar um resultado elevado de IMC (sobrepeso, obesidade), mesmo que apresentem pouca gordura corporal. 

As recomendações de peso que aparecem nos resultados da calculadora são baseadas nas faixas indicadas pelo próprio IMC, portanto, podem não ser adequadas para alguns indivíduos, como praticantes avançados de musculação.

 

O peso "ideal" e a necessidade calórica e de nutrientes devem ser calculados de forma totalmente específica, considerando outros fatores além de fórmulas matemáticas. Por isso a importância do auxílio de um profissional nutricionista!

CALCULADORA DE GASTO CALÓRICO 

Taxa metabólica basal (TMB) é a quantidade de calorias necessárias para manter os processos essenciais do organismo (nos manter vivos).

Gasto calórico total = taxa metabólica basal + gasto calórico das atividades físicas (afazeres diários e prática de exercícios físicos) + termogênese induzida pela dieta.

Não é necessário estimar o gasto com a termogênese induzida pela dieta isoladamente ao utilizarmos as fórmulas de gasto calórico. 

A calculadora ao lado estima a sua TMB, o gasto calórico total, e ainda sugere valores de ingestão calórica para a perda, manutenção ou ganho de peso. 

Existem diferentes fórmulas para estimar a TMB, e cada uma é mais apropriada para um tipo de condicionamento físico diferente.

  • A fórmula de Harris Benedict é mais adequada para pessoas abaixo do peso ou peso adequado. 

  • A fórmula de Mifflin é mais adequada para pessoas com sobrepeso/obesidade.

  • A fórmula de Tinsley é mais adequada para indivíduos atléticos, com maior massa muscular e menor gordura corporal. 

A utilização específica dessas 3 fórmulas para cada tipo de condicionamento é um diferencial, sendo desconhecida até mesmo por vários profissionais da área. 

O gasto calórico total é estimado pela multiplicação da TMB com o fator de atividade física. Muitas vezes os fatores de atividade física geram um resultado superestimado de gasto calórico, portanto tenha cuidado ao escolher níveis elevados (em muitos casos de pessoas que não trabalham fazendo muito esforço físico e praticam apenas musculação e caminhada leve, o nível de atividade física mais "apropriado" é o de Pouca Atividade ou Atividade Moderada, a depender da rotina e individualidades de cada pessoa).

imagem_2021-01-05_101027_edited.jpg

O fator mais importante para a mudança do peso é o balanço energético:

  • Perda de peso: ingerir menos calorias do que seu gasto calórico total (alimentação hipocalórica)

  • Manutenção do peso: ingerir uma quantidade de calorias igual ao seu gasto calórico total (alimentação isocalórica)

  • Ganho de peso: ingerir mais calorias do que seu gasto calórico total (alimentação hipercalórica)

As recomendações de ingestão calórica para perda e ganho de peso sugeridas pela calculadora são baseadas em um déficit ou superávit de 250 e 500 calorias, gerando uma perda ou ganho de peso estimado de aproximadamente 1 a 2 kg por mês (é apenas uma estimativa, com o passar do tempo ocorrem adaptações metabólicas e mudanças comportamentais que modificam o ritmo de variação de peso. Em alguns casos outros valores podem ser mais adequados, de acordo com as individualidades). 

CALCULADORA DE GASTO CALÓRICO DE ATIVIDADES FÍSICAS

Uma das formas de calcular o gasto calórico durante alguma atividade física é através do MET (metabolic equivalent intensity level). Cada atividade possui um valor de MET, que é utilizado em uma fórmula para estimar o gasto calórico, considerando também o seu peso e a duração da atividade. 

Com a estimativa de gasto calórico durantes as atividades físicas é possível calcular o gasto calórico total de forma mais específica. Basta escolher na calculadora anterior um fator de atividade física desconsiderando o gasto calórico das atividades calculado através dos METs, e então somar o resultado com o valor das atividades específicas gerado pela calculadora abaixo.

Exemplo: você trabalha o dia todo sentado em um escritório e pratica 60 minutos de musculação, 5x/semana. Então basta utilizar a Calculadora de Gasto Calórico acima, marcando o nível de atividade física como "sedentário" (vai depender da sua rotina diária, desconsiderando a prática de exercícios), e somar o valor com o resultado da calculadora de Gasto Calórico de Atividades Físicas (musculação, no caso). O resultado da soma é a estimativa do seu gasto calórico total de forma mais específica, mas você pode optar por não utilizar o método de METs, e escolher calcular utilizando apenas o fator de atividade física na calculadora acima. 

Caso deseje uma avaliação específica de suas necessidades nutricionais, com prescrição de plano alimentar individualizado de acordo com suas preferências alimentares e rotina, agende uma consulta comigo! 

CONTEÚDOS INFORMATIVOS - INSTAGRAM

Obrigado pelo envio!

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

Clínica Reconecte-se

R. Dr. Ramos de Azevedo, 159 - 21° andar sala 2106 - Centro, Guarulhos - SP, 07012-020

© 2024 by Fábio Takai. 

cartão final (1).png

       (11) 98811-6057

fabio_takai@hotmail.com

cartão final (1).png
bottom of page